sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

Quinta das quintas, segunda parte

Ontem lembrei-me muito de ti, Oscar.

Não de tarde, repara, quando caí em câmara lenta no jogo de hóquei, a mão esquerda aguentando a massa pouca e o muito peso, que eu queria falar e não conseguia, os colegas à minha volta assustados porque eu não ria como sempre, todavia com vontade de rir e dizer não foi nada, estava sem ar para distribuir tranquilidades até que enfim, o peito se abriu e abri a boca como um peixe (imagino), ah! Não, não foi aí que eu me lembrei de ti.

Também não foi mais tarde que me lembrei de ti, quando ia de carro para o Porto e davam o jogo do Sporting na rádio, que fiquei a ouvir segundos demais para quem não gosta mesmo de ouvir nem ver bola, a desejar que ganhasse só pela felicidade desse meu amigo que guarda os pedacinhos dos seus sonhos partidos como cristais na boca do estômago, que estava tanto a precisar duma vitória assim.

Não, Oscar, lembrei-me de ti quando na plateia se apagou a luz e se iluminou o palco. Lembrei-me de ti nos poemas, na dança, nas vozes, nos vídeos e nas fotografias, nas músicas, nos silêncios e nos sorrisos, até nas gargalhadas, porque sei que nesse mais longe em que habitas agora, tens entremeado o amor de saudades. Lembrei-me de ti por aquele dia, ou foi noite?, em que eu queria afogar para sempre a escrita e o blogue e me ralhaste, ofendido quase, e então tantas pessoas lindas que eu conhecera e ainda havia de encontrar nesta terceira margem? Lembrei-me porque assim conheci a Alma, com quem me encontrei ontem, e porque sei que ias gostar dela e ela de ti, como eu gosto de vocês. E das Quintas, claro.

12 comentários:

Kapikua disse...

senti-me honrado pelas tuas palavras, mesmo que a mim não tenham sido dirigidas...

Quanto ao texto, é sempre bom recordar alguém de quem gostamos!

Beijo grande

Sun Iou Miou disse...

Não iam dirigidas a ti, Kapik, mas pela parte do Sporting podes levar os parabéns. ;) Era sem tempo que os gajos dessem uma alegriazinha, não era? ;)


Beijo com sabor a vitória!

Oscar disse...

Sun que tem o Sol por nome, que lindo texto. Juro-te que no início pensei que te havia acontecido algo sério nessa coisa do hóquei. Mas na verdade o texto era sobre encontro, e não desencontradas sobre oito rodinhas. Belo blogue com Alma, esse que fizeste chegar até nós. Aproveitando, eu tinha qualquer outro coisa para te falar sobre ВОЙНА И МИР, que ando a ler agora. Mas fica para depois. Beijos e saudades.

Sun Iou Miou disse...

Eu também ando com o ВОЙНА И МИР, Oscar, que curioso. :)* A gente fala ou escreve ou lembra-se...

Oscar disse...

"— Eh bien, mon prince. Gênes et Lucques ne sont plus que des apanages, des поместья, de la famille Buonaparte. Non, je vous préviens que si vous ne me dites pas que nous avons la guerre, si vous vous permettez encore de pallier toutes les infamies, toutes les atrocités de cet Antichrist (ma parole, j'y crois) — je ne vous connais plus, vous n'êtes plus mon ami, vous n'êtes plus мой верный раб, comme vous dites 1. Ну, здравствуйте, здравствуйте. Je vois que je vous fais peur 2, садитесь и рассказывайте."

Pront[U]s, tenho a versão em língua original, o que restou do espólio russo de antanho, mas não te animes porque leio uma tradução para o castelhano. Enfim! Já tinha lido algures que tu também caminhava por este livro. Vamos trocando impressões. Beijos, que agora vou à praça. Sou um marido muito "doméstico" :-)

Sun Iou Miou disse...

E que bom, Oscar! Comprovei que os meus rudimentos de russo estão vivos. Tu tens mais vagar para ler talvez. Eu vou demorar ainda meses em digeri-lo: tempos tempo para falar.

(São horas estas de ires à praça, ó marido doméstico?!)

condado disse...

Tou contente de que por fin atoparas a alma : )

Anónimo disse...

Tamén a min me pareceu que houbera accidente ou incidente grave.
Alivio.
Parece que agora vde xa ten 2 almas.

condado disse...

Vas precisar de airbag tamén para ese xogo violento que practicas, ben te dixo o médico que fixeras vida normal e non paiasadas sobre patíns ¿moitos negróns?

Sun Iou Miou disse...

A Alma que atopei non era miña, Condado. ;)

Sun Iou Miou disse...

O accidente foi gravísimo, Kaplan: parécelles pouco grave quedar sen respiración?

A miña alma tiven que regalala hai tempo, porque nin o demo ma quería mercar.

Sun Iou Miou disse...

Xa avisei que o próximo día vou de señor michelín, Condado.

Non foi nada ao que puido ser. Mentres non escoche os ósos, todo ben.