domingo, 9 de maio de 2010

O parvo, se é anónimo, passa igualmente por parvo









A propósito desta embaraçosa questão, encontrei na casota do Rafeiro Perfumado um comentário que me permiti roubar e cujo autor ou autora não cito simplesmente porque aquilo é obra! (força de expressão) dum ser que se ampara na modéstia pudibunda do anonimato. É assim que nos mostra a luz no fim do túnel a mente privilegiada e esclarecedora:

Depende. Há casos provados em laboratórios de biologia de que a própria mulher pode ter um filho seu sem haver fecundação por parte de um espermatozóide. É um caso em cada mil milhões (óbvio que aproximado e exagerado) mas ocorre. Há uma interacção neurológica e a mulher quando está em ovulação, esse óvulo (oócito II) começa a desenvolver-se sem haver penetração e fecundação. Origina um ser humano (óbvio que cheio de problemas* genéticos pois contém um cariótipo reduzido e nem chega a sobreviver. Há casos que sobreviveu.

Perante tamanha evidência científica e pomposo domínio da gíria, impõe-se a interrogação retórica: o tal anónimo assinante não será fruto sobrevivente (óbvio que cheio de problemas genéticos e interacções neurológicas) duma dessas fecundações sem penetração nem espermatozóide que nos valha? Há casos, há, um cada dois mil dez anos, mais ou menos.

_______________
* Ignorava que ser preto pudesse ser entendido como problema, mas pronto, se a ciência o diz quem sou eu ―que deixei o curso de Biologia ao meio e nas aulas de Genética só fiz experimentos com moscas― para rebater nada?

21 comentários:

Rafeiro Perfumado disse...

Ena, tu conseguiste reagir. Eu fiquei a olhar como se de um acidente se tratasse, sem esboçar reacção!

Abracinho!

Sun Iou Miou disse...

Não me admira, Rafeiro. Isto só pode ser desígnio do design inteligente. ;)

Abracinho de cariótipo reduzido

Anónimo disse...

Vaia, se eu fose católico practicante diríalle que sen fecundación nin penetración, o caso entre cen mil millóns foi Cristo, pero claro, quen son eu para dicir nada sendo ateo.
PS: a este paso, o seu blog ben podería titularse Isto non é a NASA, que lo sepa.

Sun Iou Miou disse...

Se lese con atención, querido Kaplan, vería que eu insinuei o mesmo. O anónimo púxonolo a "huebo", disimulando o castelanismo (do latín "opus" dei?).

Eu diría máis: o blog poderíase titular "Isto non é a NASA, pero ben podía". Non me dea boas ideas. ;)

Anónimo disse...

Inteligente, fazer um post sobre um comentário irreal deixado a um dos bloguistas, que por acaso também gosto, nem sei que dizer :)

Beijinhos :)

Sun Iou Miou disse...

Não digas nada, Fernanda. Está tudo dito já. ;)

O Rafeiro é o maior, mas que isto fique cá entre nós. :)

Beijoquita para ti

La queue bleue disse...

xDDD Sem dúvida, nom se pode dizer que a história nom seja fecunda ;)

Sun Iou Miou disse...

Nem sei de que nos admiramos, LQB, quatro ateus e meio que somos.

Ana disse...

ehehehehe, já sorri hoje, eheheheh, mas acho q sei do q é q o anónimo estava a falar. Não esqueçamos q o rafa e lido por miúdos e q o comentário pode ter vindo de um menos esclarecido.

Talvez ele se referisse à partenogénese parcial: qd o óvulo é fecundado por um espermatozóide, algum óocito imaturo q por lá ande pode ser levado a dividir-se também, fundindo-se mais tarde com o ovo em desenvolvimento. São as chamadas quimeras.

Mas nos moldes colocados pelo anónimo, só os dragões de komodo e salamandras...

Mas sem ler o que ele terá lido, não sei dizer de onde lhe virá exactamente a confusão...

(isto sou eu habituada a esclarecer confusões de interpretação eheheh em pessoas menos esclarecidas eheheh)

Ana disse...

uma vez perguntaram-me de o DNA é exclusivo do nosso planeta...ehehehe...a minha resposta, poiiiis, eu nunca estive em mais nenhum planeta para lho poder confirmar...eheheh. ^_^

aiii, espero que não me apanhem...

Chousa da Alcandra disse...

Joder, pois xa vai ser casualidade; pero eu coñezo dous "individuos" deses (sen penetración ne fecundación)!

Sun Iou Miou disse...

Menos esclarecidos somos todos, Vani, mas no caso presente, que se saiba, não houve intervenção de espermatazóide nenhum. ;)

E depois também estão as gravidezes psicológicas, que não calham. Hehehe!

Essa do DNA é boa. Se ainda te perguntassem na lua, não te safavas com essa resposta. ;)

Sun Iou Miou disse...

Por unha vez, Chousa, podemos dicir que o taco estivo bem empregado.

Sen penetración pode haber moitos, pero sen fecundación... aí picou-me a curiosidade.

Ana disse...

Si, no caso da concepção imaculada, foi um espírito santo, um ventinho que lhe soprou na abertura sagrada ihihih...

Engraçado q já escutei a teoria de uma má tradução: seria donzela/dama Maria, e não virgem. A necessidade do divino e de controlar as massas terá feito o resto.

É possível reprodução sem fecundação, mas não no ser humano. Estavamos bem tramados se assim fosse, né...somos já poucos, estás a ver?...

OH PAH! Como é q uma bióloga foi parar às traduções??? tb quero!!! eheheeh. Eu quero muita coisa...

Jonas disse...

O peido que aquela senhora deu, não foi ela, fui eu!
;)

Sun Iou Miou disse...

Como te digo, Vani, alguma coisa sei (não tanto como quisera) de reproduções assistidas em sem assistir, mas aqui estamos a falar de seres humanos e fora clonações também. ;)

Quando ao que perguntas, foi antes a tradutora que a bióloga. Quando era miúda queria ser bióloga, e até fiz o bacharelato por Ciências puras, mas um mês antes de entrar na universidade, os professores aconselharam-me para fazer um curso de Letras, visto que tinha mais facilidade para as línguas (as matemáticas, ai...!). Já com 30 e tal anos, decidi matricular-me em Biologia, e lá fui passando e estudando e aprendendo muita coisa (que me fazia muito feliz aprender e saber), mas ao chegar ao 3º ano, a saúde (por duas vezes acabei no hospital), o trabalho (o dia não tinha horas para tudo), as aulas de laboratório a que não podia faltar e a situação económica (não moro perto da Faculdade: era tempo e dinheiro em deslocamentos)... fizeram-me desistir. Como vês, eu também queria MUITA COISA. ;)

Sun Iou Miou disse...

Jonas, tu estoiraste hoje? ;) Vou-te ler antes que apagues tudo, se não apagaste já.

Skynet disse...

Já estou a ver o título da minha tese de mestrado em genética (se chegar a acabar a licenciatura primeiro): "Partenogénese em humanos induzida por efeitos visuais em 3D". Prémio Nobel garantido xD

Sun Iou Miou disse...

Já podes começar a trabalhar nisso, Skynet. ;)

Kapikua disse...

Gosto desse mau feitio congénito! :)

Beijo grande

Sun Iou Miou disse...

Beijo, Kapik, com penetração (óbvio que aproximado e exagerado) ;)