domingo, 1 de fevereiro de 2009

Predizer o tempo é fácil (Lição magistral by Fura-CãoSarnento)



Esse dia acabou em chuva. Não era difícil adivinhar, que os sinais estavam à vista (cliquem para ampliar), nos joelhos e no vento que me suavizou o regresso.





Um dos meus J, adoptando um gesto grave, disse um dia acenando para uma nuvem que assomando por trás da “cabra” da Nova lembrava o penteado da Marge Simpson:
—Essa nuvem traz granizo.
—Tens certeza? —perguntei.
—Tenho.
—Como sabes? —insisti curiosa.
—Sei. Que descarregue ou não é outra coisa, mas que traz, traz.

Já imaginam que ante a minha gargalhada não valeu nada o muito que embirrou o J em defender sem argumentos a teoria, e como quer que a nuvem não descarregou —quando menos cá—, nunca viremos a saber se a nuvem trazia ou não trazia granizo.

Aqui na Aldeia das Carrouchas há um método infalível para o tempo: o comboio de Portugal, nomeadamente, o Foguete de Prata. Quando se ouve como se estivesse a entrar pela porta da casa, é que vai dar chuva. E não falha! Antes não sabia porquê, mas agora, depois da rexouba que ante uma provocação minha largou um ilustre cão visitante do cabaré que não é, vou saber sempre o que me espera quando pegar na mota. Para isso, só preciso fazer duas observações:

a. comprovar se me doem os joelhos
b. virar-me de costas ao vento

(Nota: Ambas operações, entenda-se, de pé. Noutras posturas, o resultado pode ser bem satisfatório, mas não há certeza de que venha a ser correcto.)

E pois, como não queria deixar de partilhar tanta sabedoria com o blogoglobo, fiz para aí um corta e cola para vocês. Recomendo uma atenta leitura, advertindo, aí sim, que as dicas só são úteis para quem souber para onde fica o mar (o oceano Atlântico, quero imaginar, não o Mediterrâneo), já for no hemisfério norte ou no sul. A respeito do requisito do aeroporto, se não o cumprirem, deixem-se ficar onde estão e optem por andar sempre de para-chuvas ou capa de ídem, que ganham mais, acho.

Deixo-os com o mestre, que eu vou mas é me abrigar de eventuais trovoadas.

“Como é óbvio (pelo menos para mim é), só faço previsões para a minha zona. Ainda não tenho satélite, como os americanos, e as minhas previsões, baseadas na observação da atmosfera, limitam-se à zona onde resido (Lisboa).
Baseio-me na direcção do vento e sabendo para que lado está o mar e onde se situa a depressão atmosférica, não é muito difícil. Virando as costas ao vento, a depressão está à nossa esquerda (no hemisfério sul está à direita) e se isso corresponder a uma zona sobre o mar, é sinal de chuva.
Aqui nesta zona quando o vento está da barra do Tejo (SW) é sinal de chuva forte e persistente, à medida que este se vai deslocando para a costa Oeste (W e de seguida NW é o modo como as tempestades se deslocam por aqui), vamos tendo aguaceiros (por vezes fortes e com granizo) e a temperatura desce.
Se não houver outra depressão em formação na zona dos Açores, a primeira dissipa-se à medida que sobe para zonas mais frias, a pressão atmosférica sobe (é o anti-ciclone) e os ventos rodam para Norte e passam a fracos e frios.
Para completar informo que nas depressões (ciclones) os ventos rodam numa espiral no sentido inverso aos ponteiros do relógio (no hemisfério Sul é sempre ao contrário) e nas zonas de altas pressões (anticiclones) não há vento, a não ser o que circula nas orlas do anticiclone e rodam no sentido dos ponteiros do relógio.
De posse destes conhecimentos e sabendo para que lado fica o mar, qualquer um pode prever o tempo para os dias imediatos.
Quem tiver andado muitos anos de moto e tenha os joelhos lixados (ou pelas quedas, ou pelo frio que apanhou), também pode seguir a evolução das dores, que acerta sempre eheheh.
Quem morar num local de onde se aviste um aeroporto (que é o meu caso) e conheça os pontos cardeais, a tarefa de saber a direcção do vento (que quando este é fraco e não há nuvens nem sempre é fácil) fica muito facilitada. Os aviões levantam e aterram sempre contra o vento.
Muitas vezes ainda o tempo está limpo e frio e eu já sei que vai mudar, porque vejo os aviões levantarem para Sul.
Claro que sempre me interessei por fenómenos meteorológicos (como com quase tudo eheheh) e tenho lido alguma coisa acerca do assunto. O modo como se formam os furacões e a sua deslocação através do Atlântico, é deveras interessante.

Tu não te metas comigo, que eu mando-te um raio fulminante!”

10 comentários:

Ana disse...

OH pah, eu deixo o tempo com o sao pedro...só conheço o ditado, gaivota em terra tempestade no mar. E, quando vejo as gaivotas a quererem aterrar-me no carro, coisa boa para os pescadores não poderá ser...

BOM DOmINGO, sunita!! :)

ps-tenho um inquilino novo...teimoso, ainda medroso, mas já vem para o dedo, braço, ombro, o que calhar. Parece que gosta que lhe chamem suzuki, abreviando pra zuki. :) vamos a ver...

Sun Iou Miou disse...

Ah, Vanita, Suzuki é nome lindo até para um piri. "Biquinhos" para ele.

Cá somos um bocado mais brutos e dizemos: "gaivotas em terra, marinheiros à merda".

Anónimo disse...

Aqui em Portugal só o Anthymio de Azevedo me consegue bater nas previsões. Ah, estava a esquecer-me da Maya e da Florbela Queirós (versão mumificada eheheh), mas essas adivinham tudo, porra. Eu só dou previsões para o tempo eheheh. A Alexandra Solnado não conta, porque essa não adivinha nada. A gaija tem conversas com Jesus que, por sua vez, fala com o Pai e é ele que lhe conta tudo eheheh.

Essa história de viver perto do mar, não está correcta. Tens é de saber para que lado fica o mar, que é de onde vem a chuva (pelo menos aqui é).

Também adivinho as trovoadas, queres que te diga?
- Vêem dos trovões eheheh.
Beijo.

Sun Iou Miou disse...

Pois, vou corrigir, CãoSarnento.

Essa das trovoadas também adivinhei eu, he! Pensas que fugi porquê?

Qualquer um dia destes vou passar eu também a ter conversas com Jesus e a levitar. É só moer um pouco mais os neurónios.

Raposo disse...

Descreída, que es unha descreída. Pois claro que traía granizo!!

Sun Iou Miou disse...

Sonche agnóstica, Raposa. Nin creo nin deixo de crer, polo si ou polo non. Pero visto que me espera o inferno, case prefiro procurar cá anaquiños de paraíso.(`_^)

Teté disse...

Bom, também se pode arranjar uma velhinha queixosa e quando ela começar a dizer que lhe doem as "cruzes", já se sabe: vem chuva!!!

Mas aqui estamos sempre a aprender... nem que seja com um fura-Cão! (`_^)

Beijoquitas!

Sun Iou Miou disse...

Pois, Teté, vê lá o que arranjas, que nestes Invernos longos, um dia são as cruzes e no outro os joelhos e afinal ficas tu com dores de cabeça de tanto ouvir se queixar a velha. (`_^)

Tá-se bem! disse...

Olha, tu sabes em que direcção andou o vento na madrugada de Sábado?? direitinho à porta do meu prédio!!
E não é que meteu mesmo água?? Pois meteu... em direcção às caves.. nunca em todo o tempo que aqui estou, tinha visto uma coisa assim! Parecia que tinha uma cascata interior.. :(

Enfim já passou... a humidade continua e a dor do joelho também!

Beijooo de Quarta já sem chuva??;))

Sun Iou Miou disse...

Oi, Tá-se bem! E tiveste que beber água?! Ui, senhor vento, isso não se faz!

Beijito de quarta chovendo, ventando e trovoando!