sexta-feira, 8 de maio de 2009

Lateralidade, aritmética e pitos / Lateralidade, aritmética e pintos










Os que me coñecen saben que non distingo dereitas de esquerdas, senón por aquís e por alís. E velaí por onde descubro que a miña eiva para o cálculo mental vén dependida do meu problema de lateralidade. Como vou saber sumar ou restar, se non sei nunca para que lado teño que mirar cando realizo a operación?

Quem me conhece sabe que não distingo direitas de esquerdas, mas por aquis e por alis. E eis por onde descobro que a minha incapacidade para o cálculo mental é consequência do meu problema de lateralidade. Como vou saber sumar ou restar, se não sei nunca para que lado tenho de olhar quando realizo a operação?

De todas maneiras, xa non me creo menos intelixente por non dominar os números. Porque se ao feito de que escaravellos e abellas saiban contar lle sumamos (ou restamos?) que os pitos —de apenas cinco días de idade!— son capaces de sumar... non me resta (ou suma?) máis ca concluír que a aritmética é cousa de mentes simples.

De toda a maneira, já não me considero menos inteligente por não dominar os números. Porque se ao facto de que escaravelhos e abelhas saibam contar sumamos (ou restamos?) que os pintos —de apenas cinco dias de idade!— são capazes de sumar... não me resta (ou suma?) mais que concluir que a aritmética é coisa de mentes simples.

______________

Se os pitos saben sumar, aí a parella da fotografía coma pouco debe saber facer raíces cuadradas...

Se os pintos sabem sumar, lá o casal da fotografia no mínimo deve saber fazer raízes quadradas...

12 comentários:

Teté disse...

Também preciso de pensar duas vezes antes de distinguir a direita da esquerda, não me parece que as contas de somar ou diminuir tenham a ver com isso, nem com menores ou maiores capacidades para a aritmética ou a matemática. Tem-se ou não, para quê arranjar desculpas?!

A aritmética (ou matemática?) é para mentes simples, preferencialmente lógicas, outras disciplinas dependem de estudo ou memória. Na Física, pois, basta ver um boi à frente e fujo, quero lá saber da dinâmica que os seus cornos conseguem alcançar... (`_^)

Beijocas e bom fim-de!

Sun Iou Miou disse...

Pronto, se tu dizes que também tens problemas com direitas e esquerdas, fico descansada, que burra nunca me pareceste. (`_^)

Gostei da do boi. Há uma curta que vi em Portugal no cinema há pouco.
Se calhar já a viste, mas lembrei-me dela:

http://www.videospider.tv/Videos/Detail/452143999.aspx

Bom fim-de para ti também, menina

Anónimo disse...

Para quem diz que as mulheres "são umas galinhas", aqui está a prova de que nem todas o são, ou então todas sabiam "somar e subtrair", o que parece não ser o teu caso eheheh.
Quanto ao problema da esquerda e direita, conta-se a anedota do soldado 31.Gostava que me explicassem porque é que em Portugal todo o soldado menos dotado é chamado 31. Penso que seja por causa de uma personagem de um antigo filme (soldado) que tinha o nº 31 e quando o sargento lhe perguntou qual era a sua mão direita (ele também virava sempre à esquerda), respondeu que era a do lado do coração.
Mas a solução que ia indicar para ti, é a seguinte.
Atas um tijolo na mão esquerda e já sabes que a que não tem tijolo, é a direita eheheh.
(não sei se sabes o que é um tijolo, mas eu também não sei traduzir)

Beijinhos

Sun Iou Miou disse...

Pois, Cão, sei perfeitamente o que é um tijolo e por uma vez lamentei profundamente estarmos a falar pela internet. Se assim não fosse, já tinhas levado com ele na carola. (`_^)

Fica sabendo que sempre levo o relógio não mão direita, de maneira que quando quero saber qual é a direita, esse é o sistema. Mas isso demora para aí umas milésimas, o que quando se vai a conduzir pode ser um perigo. O que nunca percebi é porquê quando vou a conduzir e alguém me vai dando indicações, a direita sempre fica do lado contrário do que penso que fica. E pior, se sei isto, porquê quando alguém me diz "À direita!" não viro ao lado contrário do que penso que fica a direita, pois essa deveria ser a direita. Galinha não sou, mas gaija com certeza.

Confusões de direitas e esquerdas, tal como está o panorama político, acho que não sou a única que tem. (`_^)

Beijinho, ainda que não mereces :P

Anónimo disse...

Olha que agora fizeste-me lembrar uma pessoa (que mora aqui comigo e com a minha filha eheheh). Quando faz alguma coisa errada, diz sempre - ah, mas eu pensava que... etc. E eu respondo sempre (sempre e há muitos anos eheheh) - mas se tu de cada vez que pensas, fazes merd*, das duas, uma: ou deixas de pensar, ou fazes ao contrário do que pensas eheheh

Beijinhos e bom fim-de-semana.
E não me mandes com tijolos, porque não ando a construir casa nem muro eheheh

Sun Iou Miou disse...

Sabes, Cão? Agora estava a pensar que deves ser assim um bocado como meu pai, que se gastou toda a inteligência nele e não ficou nenhuma para os filhos...

Anónimo disse...

Eh! eh! eh! que subtil!
Não te lembrarei antes o teu avô?
Cá em casa já só me chamam "o velho isto, o velho aquilo".

Beijinhos minha netinha adorada.
eheheh

Sun Iou Miou disse...

Oi, oi, Cão, que não ia por aí a coisa. Para seres meu pai, muito precoce tinhas de ser. Se te chamasse velho a ti estava-me a chamar a mim também. Só te gabei a inteligência. (`_^)

Raposo disse...

Esto é un anaco dun poema de Bertol Brecht:
"O fillo pequeno pregúntame: ¿Teño que aprender matemáticas?/
¿Para qué? contéstolle. De que dous anacos de pan son mais que un/
xa te darás conta."
Pois eso.

Sun Iou Miou disse...

Ou sexa, Raposo, que con contar a vulto, zafámonos? Paréceme ben. (`_^)

(Como me anda de citado Brecht ultimamente.)

Anónimo disse...

¡Ai, que aliviada quedo despois desta reflexión, Sun Iou Miou!
Claro, que non sei ata que punto, porque eu tamén son un desastre para a aritmética, pero non teño problemas de lateralidade, así que deduzo que o meu ha ser máis grave.
Sigrid

Sun Iou Miou disse...

Está atenta, Sigrid, mentres non te saian plumas, todo ben. (`_^)