domingo, 20 de dezembro de 2009

As aparencias (7)










Xoán Lobo Vieira mirouse no espello. Naturalmente non se viu. O que viu foi o eido que había tras a parede que había tras o espello. Viu as árbores e tras as árbores, os montes; tras os montes, o mar; tras o mar, un continente, mar e máis mar, outras terras, estrelas punteando un lonxe infindo en que o día xa era noite. Do que el fora, transparencias só. Tivo que se imaxinar, definirse o contorno, os ollos rebuldeiros, o sorriso ausente nas comisuras caídas da boca desdentada, perplexo. Até que...

Achegouse á mesa de cabeceira. Estaba alí aínda. Colleu o vaso e volveu para o cuarto de baño. Baleirou a auga choca polo sumidoiro da pía. Abriu a billa e lavouna ben lavada. Logo colocouna no sitio como se aínda existise sitio onde colocala. Virouse de novo para o espello, viuse ao cabo. Era só dentes sustentados na nada do corpo distraído contra a paisaxe de froiteiras, cumes, océanos, américas e asias, universos. Entón ocorréuselle unha idea. Quitou do armario o traxe dos domingos e vestiuno, calzou os zapatos novos e as luvas de coiro, axeitou, escorándoo, o chapeu de feltro por onde fora a cabeza. Abriu a porta da rúa, a inseguridade a preceder os pasos. Os farrapos da primeira nevada do ano pousáronlle nos ombros coma bolboretas brancas, xarelas. E púxose a camiñar finxíndose xente, perseguido por un rastro ben nítido de pegadas.

10 comentários:

Anónimo disse...

Mola.
Só unha chata: como que "finxíndose xente"? logo non era xente? penso que tiña máis de xente que tanta outra ben visible que anda por aí.

Teté disse...

Xoán está cada vez mais parecido com o Homem Invisível: está lá, mas não está! Quer dizer, agora pelo menos já tem roupa e dentes... :)))

E nada melhor que uma caminhada, para ultrapassar a angústia de não se ver reflectido no espelho!

Beijoquitas!

ps - o "Homem Invisível" era uma série televisiva que dava quando eu era ainda muito pequena, que nunca cheguei a ver realmente, pois era para "crescidos"...

Sun Iou Miou disse...

Pois non, Kaplan, o XLV xa non era xente, por moito que el porfiase en permanecer no mundo dos vivos. O que non quita para que tivese de xente mais que moitos e non só a roupa, pero iso só porque se algo conservaba era o espírito. `_^

Sun Iou Miou disse...

É verdade, Teté, tu tens uma memória. Nem me lembrava dessa série, conscientemente quero dizer, porque está visto (ou não visto?) que inconscientemente andava por aí.

Até eu estava com vontade de dar uma caminhada pela neve, mas aqui é só água e vento.

Boa semana!

Kapikua disse...

O XLV não pára de me surpreender, qual fantasma vasculhando as suas memórias!!!

BEijo

Sun Iou Miou disse...

Uhhh! Kapikuuuuua!

A cada dia que passa tenho mais simpatia pelo XLV. O bom deste gajo é que não pode morrer, e assim, o dia que eu vá às batatas, ele vai poder continuar por aqui, ou por ali. `_^

Beijo standard.

(Vi o vídeo, fiz um esforço enoooorme por resistir até o final, ver se ainda havia alguma coisa em que achasse piada. Resisti, nada. Tenho um sentido do humor um bocado esquisito eu, acho. Gosto mais de me rir de mim: as encefalinas ajudam a aliviar a dor. Addenda: Tenho de escrever sobre isso.)

Kapikua disse...

Actualmente as minhas referências no humor Tuga são os Contemporâneos e os Gato Fedorento.
Acho ambos muito bons.
Antes, nos bons velhos tempos, o Herman.
As referências de sempre são os Monty Python's, Seinfeld, Ricky Gervais (Office e Extras)

Um filme que achei um piadão foi ao Gato Preto Gato Branco do Emir Kusturica.

Ficas assim a saber o tipo de humor que consumo e gosto.

Beijo um bocadinho maior que o Standard mas não exageradamente grande :)

Sun Iou Miou disse...

Vai uma amostra de humor tuga para ti, Kapikua:

"Maria Madalena estava para ser apedrejada quando Jesus resolveu interceder em seu favor diante da multidão que ali estava.
Jesus disse:
-Quem nunca errou, que atire a primeira pedra.
Um português, naturalmente presente em todos os lugares e épocas, empolgou-se, pegou num tremendo tijolo e acertou na testa de Maria Madalena, que caiu redonda.
Jesus, muito entristecido, foi em direcção ao "portuga", olhou-o bem nos olhos e perguntou:
-Meu filho, diz-me a verdade, nunca erraste na tua vida?
-Desta distância, nunca!!!- respondeu o tuga."

E outra de humor sem fronteiras:

"A professora explicava na aula de biologia para o quarto ano de estudantes de ensino básico:

-Os Humanos são os únicos animais que gaguejam.

Uma miúda levanta a mão e diz:

-Eu tinha um gato que gaguejava.

A professora, sabendo como as histórias se tornam preciosas, incentiva a garota a relatar o incidente.

-Bem, eu estava no quintal de casa com meu gatinho e o rottweiler que mora na casa ao lado veio a correr, saltou o muro e, de repente, estava ao pé de nós...

-Então foi muito assustador! - disse a professora.

-Foi sim!! - disse a garota.

-O meu gatinho começou "Fffff... Fffff... Fffff..." e, antes que conseguisse dizer ''FFFoda-se'', o rottweiler comeu-o!!!"

Acho que os nossos humores não vão pelos mesmo caminho sempre. Nalgum ponto coincidimos, mas poucos. (Não gostei nada, mesmo nada nada, do Gato preto gato branco) Mas vou-te querer na mesma, não sofras. :)

Beijo meio grande.

Kapikua disse...

a anedota de humor Tuga já conhecia, a outra não conhecia e achei um piadão!

Já viste o Extras do Ricky Gervais em que ele faz figuração? Acho genial!

Beijo a 3/4 de grande!

Sun Iou Miou disse...

Não vi, não, Kapikua. Depois procuro. Ah, porquê é que hoje me parece desses dias feriados em que me toca trabalhar, quer-se dizer, como ontem?

Pensavas que ia competir por te mandar um beijo maior? Estás lixado.

Beijo 3/4 de pequeno. `_^