quinta-feira, 7 de fevereiro de 2008

Sentenciado

Levaba toda a vida a levantar muros, paredes, valados; a encofrar, rexuntar, revocar, alicatar, lucir; a tellar e retellar... De pouco lle servira ter as mans cuarteadas e os poros da pel entupidos de po de xeso e cemento, o pelo pedrés desde a adolescencia, pois era no oficio malo con avaricia, por non dicir chafulleiro sen remedio. Cobraba barato, iso si, e a tarifa á baixa salvábao e íalle dando para comer, malamente para vestir, escasamente para vicios. Consciente da súa cativa habilidade, nunca se gabou das obras que facía, mesmo que contra o seu tellado tamén non botase pedras. Cando remataba o choio e mentres gardaba no peto o sobre dobrado coa paga, espetaba rotundo:
—Bonito non queda, pero seguro tampouco.

8 comentários:

Rei da Lã disse...

Se não é "conto" é... "euro"!
Eheheheh
Vou beber uma pinga de rexoubas...

Sun Iou Miou disse...

"Ouro" chamam-lhe ca, Rei. Olha, que estava eu agora no teu blog e ia fazer um comentário sobre a desaparição do Violeto, mas ligaram pelo telefone e interrompeu-se a inspiração. 'Pera ai, que vou lá!

Teté disse...

Com tanto "jeito", é normal que não ganhasse muito, não é? ;)

Sun Iou Miou disse...

Não ganhou muito em vida, mas sim a eternidade da fama depois de morto, claro que isso é só consolo para vivos.

Rei da Lã disse...

Bom fim de semana, Sun.

Sun Iou Miou disse...

Não deveria dizer nada por não ser desagradável, Rei, mas só espero que o teu seja melhor do que o meu, o qual como disse não é forçosamente bom. E o tempo tão lindo que está...
Obrigada, Rei, na mesma.

Rei da Lã disse...

Será assim tão mau?!
Nem me atrevo a perguntar porquê...

Sun Iou Miou disse...

Deixei-te a resposta na fonte de S. João, Rei.