domingo, 9 de março de 2008

Secuestro

Tócame xogar de suplente, así que polo si ou polo non vou equipada para sobrevivir á mazada: os cadernos de chinés e árabe e mais o de campo, unha novela, un mangado de poemas, o mp3, o portátil e un termo de café.
Se o primeiro vogal non se presenta, a sorte será vosa, que redactarei a crónica heterodoxa; se si, votarei -mais non en conciencia- e consagrareime a rañala en corpo e alma.

5 comentários:

Teté disse...

Vais para as mesas de voto? Então amanhã venho ler o teu relato...

Uma amiga minha ia todas as eleições, e aquilo era uma grande seca! Felizmente para ela, começaram a pagar qualquer coisa por passar lá o dia inteiro (não compensa, mas pronto), olha que apareceram logo uma série de interessados e ela conseguiu safar-se ao frete! (^_^)

Sun Iou Miou disse...

Afinal safei, não tive de ficar e, como disse, passei o dia sem fazer nada (mentira, algo fiz: ler e quando terminar esse magnífico romance, não poderei evitar comenta-lo).

Sun Iou Miou disse...

Olha, Teté, compreendi bem? Estas-me a dizer que em Portugal pagando a outra pessoa pode um livrar de estar na mesa eleitoral???? Como quando os ricos livravam do serviço militar??? Espero ter percebido mal.

Teté disse...

Não, Sun. Antigamente era visto como um dever cívico (e partidário), com o tempo já ninguém queria passar o Domingo (são sempre, né?) inteiro nas mesas de voto.

Entretanto, para ultrapassar isto, resolveram dar 30 euros ou coisa ao pessoal que está nas mesas - até porque anteriormente saía do bolso de cada um o transporte de ida e vinda, o almoço, etc. Quando começaram a pagar esta quantia (simbólica, porque são cerca de 12 horas de trabalho/frete, no mínimo) houve logo muita gente a disponibilizar-se para o serviço... cívico!!! :)

Sun Iou Miou disse...

Ah, pronto, Teté, assustaras-me. Então é como aqui, que também pagam alguma coisa. Depois ao dia seguinte, os trabalhadores por conta alheia têm dispensa de ir ao trabalho pelo durante algumas horas... Nas aldeias ainda se passa bem, porque todos nos conhecemos, a gente vá de visita, fala-se e tal, mas com certeza são muitas horas e ontem fazia frio, com as portas abertas o dia inteiro...