segunda-feira, 12 de abril de 2010

E ele que me cure os ossinhos

Tarde de Traumatologia. Nem tempo tive de atacar o romance. Entro na consulta, olha que gajo bonito (não fiem, são as blusas brancas com estetoscópio ao pescoço que me toldam o juízo), de olhos eu reviravoltados. Apalpa-me nos joelhos até que dói, mas nem foi preciso dizer que doía. Não vai haver nada a fazer, prepara-me. Vais tirar umas radiografias agora, diz-me. E eu, sem um chio, vou. Tem im-pacientes diante. Espero. Sento à distância que o corredor me permite. Leio a custo, está lá no outro extremo uma mulher que exige todos os ouvidos atentos ao seu desagrado, um coro em volta que lhe dá azos nos acenos. Até que enfim chamam por mim. Era eu antes, era eu antes!, grita a tal do mundo inteiro em contra. A técnico de radiologia resmunga comigo na sala, era eu antes, era eu antes, que sabe ela quem é antes de quem... Sorrio e caladinha, como frango ao espeto na maca dura, num kamasutra radiográfico, tento as posturas que me ditam, submetida, o corpo estremecido de dor, já sem tanto sorriso.

Na consulta outra vez, o gajo do estetoscópio ao pescoço me confirma o que já sabíamos, que o meu mal não tem mais remédio que ignora-lo, e aconselha-me uma visita a Reabilitação, que não vai dar em nada seguramente, mas... E explica-me tudo com tanta paixão pelo ofício, ele é a cada frase mais lindo, que saio à rua com vontade de partir as pernas.

10 comentários:

João Paulo Cardoso disse...

O movimento é perpétuo, nada o impede, nem pernas pêrras impedem o sonho prenhe.

Força.

Beijos.

Sun Iou Miou disse...

Estás aliterante, JPC, PQP!

Anónimo disse...

Paciencia e paracetamol, así é como eu vou levando o meu.
Ánimo

Sun Iou Miou disse...

Paciencia só, Kaplan, que a min o paracetamol pouco me fai. Pero que me duren as visitas a médicos como ese. ;)

Ademais o meu vén xa de moi lonxe (de hai vinte e oito anos, que vertixe!, e que malo é botar contas) Só fun por ver se a Medicina avanzara algo nese eido.

Oscar disse...

Olha, tenho para aí uns dez amigos e dez amigas que querem o telefone do gajo, tão bem descrito na delicadeza do seu ofício. :-)

Sun Iou Miou disse...

Só, Oscar? ;)

couselo disse...

Vai ser que o propietario da voz esa que protestaba vive alí, que xa estaba aúltima vaz que eu fixen unha radiografía

Sun Iou Miou disse...

Esas voces, Couselo, para min que forman parte do decorado e están a cargo do erario público. ;)

Marreta disse...

E onde foi isso? No centro de saúde Valença?

Sun Iou Miou disse...

Hehehe! Marreta. Não, foi num centro hospitalar que não se corresponde com a área de Valença. E o gajo é meu!!!!