sábado, 6 de março de 2010

Aos pulos










Li-o dias atrás andando aos pulos pelo féisbu e ficou-me o coração, essa víscera incontrolável, cheia de sangues densos, gelatinosa, enjoativa, ficou-me, como digo, o próprio aos pulos. Era eu? Era eu?! Aí entrou-me pelos interiores mais ou menos externos, epidérmico e vermiforme, um orgulhozinho fátuo pela versão prima qualificada a uns prémios que conferem escrevedores a sério, com número de sócio e militância manifesta na coisa da língua.

Depois chegou-me o convite ao jantar e com ele um cartão em letras grandes que gritam PÂNICO!

O coração, é claro, continua cavalgando, obrigação dele, a minha só de mima-lo, agora, sem cafés muitos nem sódios excessivos. A carola, baralhada, faz-me cálculos de probabilidades comutativas. Porque eu queria muito ganhar por uma vez na vida, em vida, o reconhecimento de quem sabe da arte de compor palavras-músicas-sentidos. Ora, receio que as luzes, nesse seu afã de cegar nos olhos as pessoas, devorem as sombras que me amparam. Presta-me sempre mais a invisibilidade. Contudo...

Restam dois meses para amortecer nervos e desenhar o gesto imperturbável da derrota (sorriso lindo de quem não se importa) ou o eufórico, mais pulos, coração, mais pulos, e o discurso que a memória não vai reter, as dedicatórias omitidas como as lágrimas, tão típico e nefasto para os rímeis.

Ouvira dizer que entrar nas listas (quaisquer listas) bastava para sossegar as ânsias. Devera. Mas cá entre nós, o bicho da comichão pula inquieto com este filme de ver os meus dedos que falaram pelos doutros candidatados. E como sabem bem as vaidades...!

12 comentários:

Teté disse...

Concordo absolutamente contigo: acho que iriam ser dois meses de suplício, enquanto aguardava o tal jantar! Porque diga-se lá o que se disser, todos gostamos de ver o nosso trabalho reconhecido e premiado. É vaidade? Pois, será, mas santinhos só no altar, não é?

De qualquer forma, a nomeação só por si já envaidece. Mesmo assim, o riso de plástico de quando se perde, é notório até em conceituados actores hollywoodescos, porque é que com os outros mortais haveria de ser diferente?

E pronto, por enquanto não se pode fazer nada, a não ser esperar e torcer por ti! Imaginando esse coração aos pulos, enquanto aguarda... o que é sempre um excelente sinal: adeus rotina, regressa emoção! :)))

Beijoquitas e bom fimde!

Ana disse...

aiiiiii foste nomeada pó nobelllll??? conta conta! já agora, qual é o teu feixebu??? ;-)

Jonas disse...

Calma...calmaria nesses mares de vaidade, señorita:
Afinal, o que aconteceu foi coisa simples e muito usual: fui eu - teu amigo Jonas - que meti uma cunha ao juri...
A ver se repiravas melhor...
_______________
PS:mas não digas nada a ninguém!
;)

condado disse...

Isto é pior que cando fai críticas de cine, non me entero de ná ¿Qué pasa?
Bueno, felicidades polo que veña!

Anónimo disse...

Estaremos pendentes en Ithaca e, polo pronto, xa andamos á procura de santos aos que pór velas (por se acaso)

Sun Iou Miou disse...

Pois, Teté, obrigada. Como não se pode fazer nada, vamos fazendo outra coisa. Já quase esqueci. ;)

De toda a maneira, não é muito provável que o leve eu, tendo em conta que a candidata é a primeira obra literária que traduzi. Mas já e por isso é bom que se lembrassem dela. Fico muito contente.

Sun Iou Miou disse...

Qual nóbel, qual nada, ó Vani? Sou candidata a casar com um príncipe húngaro! Só tenho de mostrar a queixada bem aberta. ^_^

Sun Iou Miou disse...

Ora, bolas, Jonasitó! Agora é que me lixaste. Não sei se ficar contente por ter um tão bom amigaço (eu sei que o suborno não te foi barato, uma garrafa de JB 15 mínimo, e como dói largar uma dessas!) ou ficar triste e desvaidada ao saber que foi tudo treta. ;)

Foi pena: se me oferecesses a garrafa a mim, respirava melhor, que aquilo é um excelente vasodilatador.
__________
Ainda bem ninguém vai saber disto.

Sun Iou Miou disse...

Xa o saberás ao seu debido tempo, Condado. Que isto é case un falar por falar. ;)

Sun Iou Miou disse...

Iso, Kaplan, poña moitas velas aos santos, non vaiamos quedar a velas vir.

Agradécese o apoio ithaquiano. ;)

Anónimo disse...

Que se passa aqui? Estas nomeada para algum prémio a serio? Olha que bom! Parabéns!

P.s Obrigada pela visita e comentário no meu cantinho, tenho por hábito retribuir sempre, logo que possa.

Besitos :)

Sun Iou Miou disse...

Olá, Fernanda. Na verdade, não sei se estou nomeada para um prémio a sério ou estou nomeada a sério para um prémio. Essas subtilezas da ordem das palavras que alteram o produto...

Vamo-nos retribuindo então. ;)

Beijinho